Fechar

Conheça os Coletivos

Existem diversos grupos por aí que promovem o empoderamento feminino, prestam apoio, oferecem formação e assessoria à mulheres, se organizam para ocupar espaços e espalhar falas. Este espaço existe para promover estes trabalhos, permitir que todas encontrem projetos com os quais se identifiquem, promover o diálogo, parcerias e trocas de ideias.

Criado para o empoderamento da mulher na politica partidária e  comunitária.
E para defesa da mulher vítima de violência na sociedade e doméstica.

A Esc. Escola de Escrita surgiu para desmistificar o texto e promover a literatura e a linguagem de uma forma lúdica e acessível. Aqui, a escrita não é só um braço da escola. É o corpo inteiro. Tudo começou em 2011, na cidade de Cascavel. A história da Esc. Escola de Escrita foi ganhando muitas páginas e, desde 2014, tem sede física em Curitiba e realiza cursos por todo país. Em 2016, a Esc. inaugurou o Grupo de Estudos Feministas Capitu, destinado à leitura de autoras mulheres e à discussão sobre teoria feminista.

Escuta Materna é um espaço que quer funcionar como ponto de apoio para que a travessia da maternidade, das dificuldades do pré e pós-parto, possam se transformar em uma mágica viagem. É dedicado àquelas mães que desejam se preparar para exercer a maternidade; às mães puérperas; às tentantes; e as que desejam vivenciar uma maternidade real, afastando-se das idealizações sociais que por vezes sufocam as mulheres.

Há um déficit de representação política de mulheres: por um lado, faltam mulheres no Poder Executivo e nos Parlamentos; por outro, poucas demandas relacionadas com o universo feminino formam parte da agenda política. A realidade se repete no âmbito partidário, em que lideranças femininas são escassas.
O projeto busca colaborar com a mudança deste cenário atuando em três frentes: a. Observatório da participação da mulher na política; b. Laboratório de políticas públicas para a promoção da participação política da mulher; c. Oficina de política para mulheres.

O Grupo de Estudos em Psicodinâmica do trabalho feminino é uma iniciativa interdepartamental (PGPsiCC/PST) da Universidade de Brasília que realiza pesquisas e intervenções junto à mulheres trabalhadoras, investigando os efeitos do mundo do trabalho para as mulheres, com base nos estudos de Gênero e da Psicodinâmica do Trabalho, buscando compreender onde e como as diferenças para homens e mulheres se produzem, se estabelecem e se reproduzem.

Trata-se de uma iniciativa independente para promover a visibilidade das mulheres e auxiliar no empoderamento feminino. Esse é um projeto realizado por um grupo de mulheres que se uniram com o objetivo de fomentar a presença feminina nos espaços de poder público e privado, promovendo o empoderamento por meio da visibilidade.

Inscreva seu Coletivo






Informações Adicionais






Autorizo leitura, revisão e publicação do conteúdo aqui submetido.*

*campos obrigatórios