Fechar

Por que compromisso com a paridade de gênero importa?

Publicado por:
Tailaine Costa
0

Estamos às vésperas de escolhermos quem ocupará o cargo de chefe do poder executivo estadual e federal. Nestes momentos, como defender a participação da mulher na política? Sendo que nem sempre o posicionamento ideológico se alinha à candidata mulher? Tenho me deparado com esta pergunta, interna e externamente. Para as vagas proporcionais (assembleia estadual e câmara federal) digo que não há desculpa, em um universo enorme de candidatas, alguma há de se alinhar com o posicionamento.

 

 

Porém, devido aos processos prévios de escolha, nem sempre a mulher que mais se alinha ao posicionamento político ideológico consegue ter uma candidatura viável ao executivo ou até mesmo acaba por ocupar o cargo de vice. Para mim, a saída tem sido observar os candidatos e candidatas que se comprometem com a igualdade de gênero na composição de suas secretarias e ministérios. Mas isso é relevante? Sim, é. E muito. A construção de uma carreira política e até mesmo a formação de capital político passa por desempenhar carreiras políticas. Ainda, quando pensamos em mais mulheres na política, não se pode restringir às mandatárias, a política passa por várias instâncias e aumentar a igualdade nas diversas esferas é o que promoverá o aumento de mulheres na política.

 

 

Há quem argumente que esta exigência é descabida, afinal, nem sempre quem foi eleito ou eleita terá número suficiente de mulheres para preencher os cargos, ou até mesmo elas podem não ter tanta qualificação técnica. Bom, aqui vai uma explicação, se não tentarmos mudar a situação, sempre haverá esta justificativa. Basta olhar bem, até mesmo para dentro do próprio partido político ou da estrutura da administração pública, que se encontrará mulheres competentes e dispostas a auxiliar no projeto de governo. A indicação de mais mulheres é uma vontade política. Não há desculpas, sempre haverá mulheres para desempenhar as funções. Sempre. Basta observar e se despir dos pré-conceitos.

 

Por isso, para mim é tão importante que quem está se candidatando para o executivo se comprometa a observar a paridade de gênero. Por mais mulheres na política, em todas as instâncias e esferas.

Sobre a autora
Tailaine Costa

Feminista em construção. Mulher em busca de uma sociedade mais igualitária. Acredita que o céu é o limite para os sonhos. Apaixonada por política. Amante de boas discussões. Encantada, por necessidade, pela resistência.

Outros posts
NÃO VER COMENTÁRIOSVER COMENTÁRIOS